Dicas para organizar o tempo e realizar seus sonhos

Tempo-1

Com a rotina acelerada a vida vai acontecendo sem que a gente preste muita atenção ao redor e em nós, nos tornando pessoas mais estressadas e pouco produtivas. Nossa existência é tão breve que acredito que devemos criar oportunidades que nos façam felizes e nos levam até nossos sonhos. Só que às vezes a vida vai realmente “nos engolindo” e é preciso parar para analisar se ainda estamos no caminho dos nossos sonhos e até se os nossos sonhos ainda são os mesmos.

Nos últimos dias estava ansiosa com expectativas que tenho para os próximos anos e que, por enquanto, têm parecido impossíveis. Então, parei para lembrar os meus sonhos, listar tudo o que eu preciso fazer para chegar até eles e entender se eu estava cumprindo o necessário. Afinal, muitas coisas não dependem só de mim mesmo, mas preciso fazer a minha parte naquilo que depende e para isso cheguei à conclusão que precisava organizar melhor o meu tempo para mudar a maneira como estava vivendo a vida.

Talvez você esteja sentindo a mesma aflição e obviamente não existem fórmulas para encontrar no quê e como você deve melhorar o modo como tem seguido em direção aos seus sonhos, mas pensando muito encontrei uma maneira para começar a definir e a organizar as mudanças na minha vida. Espero que essas dicas ajude você também.

Faça definições
Para estabelecer um caminho é preciso ter um destino em mente, por isso o primeiro passo para uma encontrar novos atalhos que levam aos seus sonhos ou para entender se os seus sonhos ainda são os mesmos é definir quem você quer ser daqui alguns anos, onde, com quais pessoas, por quais motivos e o quanto conquistar isso é importante para você. Se não for muito importante, provavelmente você se perderá no caminho com algumas distrações. Entender que determinada mudança é importante e necessária ajuda a manter o foco nos resultados, por mais difíceis que eles sejam.

Estabeleça prioridades
Com o tempo nossa visão de mundo muda, nosso círculo de amizades e os sonhos também. Para caminhar em direção a pessoa que você quer ser no futuro é preciso estabelecer prioridades consciente de que não é possível ter tudo nessa vida, afinal, como diz uma das músicas do Charlie Brown Jr., “cada escolha é uma renúncia”. Algumas atitudes são imprescindíveis para conquistarmos nossos objetivos e você precisa agir.

Depois de reavaliar a minha vida, conclui que para chegar onde eu quero minha prioridade agora é investir na minha carreira profissional com cursos e novas experiências, mesmo que para isso seja preciso renunciar algumas coisas também importantes.

Invista em você
O caminho até os seus sonhos é caro e para chegar ao fim dele com sucesso invista em você, seja organizando a agenda para ter mais tempo para tudo o que precisa fazer, seja fazendo uma atividade que te alivia o estresse, seja em tratamentos de saúde, comprando equipamentos que podem te ajudar a conquistar seus sonhos, em uma viagem, em cursos, seja o que for. Se você definiu quem você quer ser e estabeleceu as prioridades para isso, agora você já deve perceber o que precisa investir.

Eu percebi que precisava investir tempo me dedicando aos meus sonhos, investir em cursos para ampliar minha formação e também em eletrônicos mais modernos que facilitem e melhorem meu trabalho de jornalista. A parte mais difícil foi organizar o tempo, porque o restante eu pude comprar.

Organize seu tempo
Não importam quais sejam os seus objetivos, todos nós temos algo em comum neles: se quisermos realizar sonhos precisamos investir tempo para nos dedicarmos a eles. Como percebi que sem organizar em uma tabela os meus horários eu acabava desanimando para fazer as coisas, como boa virginiana, organizei minhas atividades da semana e deixei bem visível no meu quarto para que eu não me perca.

Para definir minha agenda semanal de atividades, segui dois passos:

1º: Defini tudo o que eu preciso ou gostaria de fazer na semana, a frequência e a duração de cada atividade. Lembrando que posso variar isso conforme as necessidades, por exemplo, não passo minhas roupas toda semana, etc.

Ficou assim:

13662526_1346381842056132_1959430670_o
No caderno sim, porque é assim que começo a organizar as ideias na cabeça

No meio do caminho marquei uma consulta médica e por isso precisei fazer ajustes simples, como, por exemplo, aproveitar o tempo no ônibus para “compensar” a hora de leitura que eu troquei pelo curso, que troquei pela consulta.

2º: Organizei as atividades e as frequências na agenda semanal acrescentando atividades fixas, como assistir ao Masterchef (quando eu distraio a cabeça) e meu horário de trabalho.

O resultado final da agenda semanal, sem os ajustes de imprevistos, ficou assim:

13662513_1346381792056137_889761569_o
Imprimi, preenchi e colei na parede para ver toda hora

Se você quiser baixar e fazer a sua própria agenda, faça download aqui. Personalize os horários e acrescente os finais de semana, se achar necessário, já que eu deixei esses dois dias para descansar.

Não vou mentir, é muito difícil manter a disciplina e seguir à risca todos os horários e atividades. Eu não consegui cumprir tudo, mas percebi que definindo tudo o que eu precisava fazer eu usei melhor meu tempo durante a semana, já que mesmo quando não segui a agenda direitinho, fui cumprindo as atividades nos tempos livres no trabalho ou no caminho de ida e volta.

Guarde dinheiro
Poupar alguma quantia do salário é um hábito muito difícil, mas fundamental para a realização dos nossos sonhos. Talvez seus objetivos possam ser realizados sem dinheiro, mas manter uma poupança no banco proporciona segurança nas decisões. Se você avaliar que precisa investir dinheiro para que os seus sonhos sejam possíveis, como, por exemplo, comprar um curso, sair do emprego para viver experiências fora do país por um tempo, comprar um carro que facilite a logística da sua vida ou mesmo comprando equipamentos que podem te ajudar a crescer, você perceberá o quanto o dinheirinho guardado foi importante para que você pudesse decidir com tranquilidade.

Se destinar uma parte do seu salário para a poupança é uma tarefa impossível, comece com pequenas ações, como juntar moedas em um cofre. Veja o post da minha experiência poupando dinheiro com um cofrinho.

Agradeça sempre
Tão preocupados em conquistar o mundo, às vezes nos esquecemos de agradecer por tudo que somos e conseguimos. Eu também vivo preocupada com tudo o que ainda está por vir e por isso agradecer por ter conseguido tanto, pelas pessoas que me ajudam e a boa sorte que sempre sopra a meu favor é um hábito que estou incorporando na minha vida. Afinal, sonhar é muito importante, mas a vida acontece aqui e agora e por isso viva intensamente o hoje.

Espero que com essas dicas você também consiga promover grandes mudanças na sua vida, se mantendo cada vez no caminho da honestidade, humildade e dedicação, que com certeza te levarão aos seus sonhos. Mudar não é fácil, sei muito bem, mas às vezes é necessário.

“A vida é um eco.
Se você não está gostando do que está recebendo,
observe o que está emitindo”.
(Desconhecido)

Deixe uma resposta