Cantina Fellini: Restaurant Week 2016

gnocchi batata doce_cantina fellini

No post anterior dei duas dicas deliciosas de eventos que estão acontecendo em Campinas para agitar a vida gastronômica da cidade. Se você ainda não leu meu post sobre o Festival Brasil Restaurant Week e o Concurso Comida Di Buteco, clique aqui.

Todos os anos eu e o Eduardo conhecemos algum dos participantes do Festival Brasil Restaurant Week. Já tivemos ótimas experiências, algumas que nos fizeram voltar ao restaurante preparados para um possível “infarto financeiro”, considerando que o festival tem preços mais democráticos. Na 6ª edição do Restaurant Week em Campinas, que acontece até o próximo domingo (01/5), fomos em dois restaurantes. A experiência no primeiro deles, vocês lê agora.

Cantina Fellini

A Cantina Fellini é um restaurante italiano que abriu suas portas em Campinas há quase 28 anos. O ambiente é super aconchegante, bastante familiar e as paredes possuem recadinhos de personalidades que já passaram por lá, como a Sandy, Chico Buarque, Ziraldo, Marília Pêra e tantos outros.

foto_01
Cantina Fellini (Foto: Site da Cantina Fellini)

Em 2015, durante o Restaurant Week, fomos ao Fellini e nos apaixonamos pelo ambiente, atendimento, a comida e a carta maravilhosa de vinhos. Foi uma experiência tão legal que recomendamos o restaurante para todos os amigos e, particularmente, acredito que vale o preço fora do festival, porque alguns pratos servem duas pessoas e as massas super frescas são deliciosas. Vale lembrar que geralmente pedimos as duas opções disponíveis no Restaurant Week para provar o máximo de coisas possíveis.

foto_18
Interior da Cantina (Foto: Site da Cantina Fellini)

Esse ano o Fellini não era uma opção, no entanto, o Eduardo queria muito levar a mãe dele para conhecer e um dia fomos experimentar o menu 2016 oferecido no jantar. É óbvio que eu não sou nenhuma especialista em gastronomia, estou muito longe disso e a ideia desses posts é realmente contar a experiência de alguém que é curiosa pelo assunto, mas que é leiga.

Obs: Algumas fotos são minhas, mas as que não consegui tirar ou que não ficaram boas são fotos oficiais da divulgação do Festival.

Entrada

  • Caponata de berinjela (berinjela com torradas de pão italiano, alface americana, frizeé e radicchio com redução de aceto balsâmico)

    Caponata de berinjela_cantina fellini
    Caponata (Foto: Divulgação)

Como não nos interessamos pela caponata, eu e o Du pedimos a salada rústica que era muito diferente de tudo o que já comemos de salada. Minha sogra e minha cunhada comeram a caponada e adoraram.

  • Salada rústica (abóbora, rúcula, queijo minas, castanha de cajú, com molho a base de mostarda dijon e mel).
13105995_1280905055270478_1425688615_o
Salada rústica (Foto: Arquivo pessoal)

A salada estava muito gostosa. Misturar castanha de caju, abóbora, rúcula, queijo minas e os outros ingredientes resultou numa experiência muito diferente já que são texturas e sabores distintos. Eu não conseguia imaginar a apresentação e nem mesmo o sabor do prato e adorei tudo.

Prato principal

  • Gnocchi de batata doce com molho ao pesto (molho a base de azeite, pecorino, pinoli e manjericão)
gnocchi batata doce_cantina fellini
Nhoque de batata doce (Foto: divulgação)

Dessa vez pedimos uma opção de cada e como sempre fazemos, comemos metade e trocamos os pratos. As porções de prato principal da Cantina Fellini são bem servidas e no Restaurant Week não é diferente, mas esse ano achei que a porção do nhoque, por ser de pesto que eu adoro, mas acho que “cansa” o paladar mais rápido, considerando que o nhoque também sacia facilmente a fome, era maior do que o necessário pra nós dois. Dividi com o Eduardo e mesmo assim não comemos tudo. Em relação ao sabor o nhoque estava gostoso, mas como eu já conheci outras massas do Fellini, eu, particularmente, esperava um “tchan” que geralmente eles têm na comida, mas tinha queijo pecorino que é uma delicia.

  • Salmão ao molho de laranjas com risoto de parmesão
Salmão com risoto de parmesão (Foto: Arquivo pessoal)

Confesso que não esperava muita novidade desse salmão com risoto, mas, na verdade, foi o prato que todo mundo na mesa gostou mais. O risoto estava uma delícia, o salmão impecável e o molho de laranjas também fez muito bem ao prato. A porção também era grande, dividi com o Du e ficamos super satisfeitos (claro, comendo meio nhoque e meio salmão com risoto), mas eu comeria muito mais desse prato.

Sobremesa

  • Pudim de manga (com calda a base de laranjas , licor de cherry brand, manga e limão de siciliano)
13073170_1280905095270474_416466688_o
Pudim de manga (Foto: Arquivo Pessoal)

Como a outra opção é a torta de limão e estávamos curiosos pelo pudim de manga, eu e o Du pedimos a mesma sobremesa. Eu sou a-p-a-i-x-o-n-a-d-a por pudins, já comi vários diferentes e é quase sempre a minha opção de sobremesa.

O pudim de manga estava muito, muito bom! Eu nunca tinha visto essa opção e eu amei. Como eu amo pudim, ele salvou as expectativas que criei para o jantar.

  • Torta al Limone (Torta de limão)
torta al limone2
Torta de limão (Foto: Divulgação)

Minha sogra pediu a torta de limão e eu até pensei em experimentar, mas estava muito concentrada no meu pudim (rs). De acordo com a dona Adriana a torta era tradicional, sem surpresas.

Se você ainda não foi conhecer o menu 2016 que a Cantina Fellini preparou para o Festival Brasil Restaurant Week, ainda dá tempo ir até domingo (01/5). No ano passado fui no almoço e nesse ano na janta, e nas duas vezes havia fila de espera. Vale a pena reservar se puder, mas mesmo assim, os minutos de espera serão muito bem recompensados.

Depois me conta o que você mais gostou!

Serviço:
Cantina Fellini 
Av. Cel. Silva Teles, 514 – Cambuí, Campinas – SP, 13024-001 – Próximo a Padaria Romana do Cambuí.
Abre todos os dias no almoço (após às 11:45h) e no jantar (após às 18:45h).
Telefone: (19) 3252-0845
Site: http://www.cantinafellini.com.br/

No próximo post vou contar sobre meu jantar no Senhora Bistrô, outro participante do Restaurante Week em 2016.

Até a próxima! :*

Deixe uma resposta